Comemoração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Na disciplina de História foi lançado aos alunos das 6 turmas do nono ano um desafio: escrever, desenhar ou pesquisar sobre o Holocausto. O dia 27 de janeiro não pode ser esquecido: dia internacional em memória das vítimas do Holocausto.
Alguns dos livros sobre a temática existentes na biblioteca da escola foram mostrados em sala de aula para servirem de inspiração.
Para além dos trabalhos entregues foi importante a reflexão intensa em torno do assunto. Nunca se sabe se a História pode repetir-se e por isso é melhor ficar bem atento para que a barbárie não se volte a repetir. Apresentamos trabalhos elaborados por alunos das turmas do 9.º ano de escolaridade.

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – texto elaborado por Luana Olsen

Assinala-se hoje, dia vinte e sete de janeiro de dois mil e vinte e dois, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
Holocausto foi o genocídio em massa de cerca de seis milhões de pessoas.
Que tipo de pessoas eram atacadas?
Do ponto de vista de Hitler, as pessoas atacadas eram os “diferentes”, mas quem eram os diferentes? Pessoas de uma etnia diferente, de religião diferente que não possuíssem olhos azuis e cabelo loiro (ideal da dita raça ariana), ou até mesmo quem tinha todos estes traços físicos, mas era debilitado / considerado inferior.
Infelizmente, imensas pessoas morreram devido a este tipo de movimentos nazis.
É necessário relembrar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, para que não se repita a Barbárie e para que as pessoas que defendem o nazismo percebam as suas implicações.
Este período na história humana foi desumano e é necessário que ele não se repita.

Diana Barbosa
Joana Oliveira
Diogo Costa
Tiago Lima
Rodrigo Araújo
Beatriz Pinto

O Diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank foi escrito entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944. Anne dirige-se à sua querida Kitty, uma amiga imaginária, para contar o quotidiano da sua vida e o período de reclusão no esconderijo; o diário constituiu um comovente testemunho desse tempo de terror e perseguição. Relata os conflitos de uma adolescente judia e a tensão em viver escondida dos nazis sobrevivendo com a comida armazenada, a ajuda recebida de amigos, o sofrimento da guerra, os bombardeamentos que aterrorizavam a família e a possibilidade de o “anexo secreto” ser descoberto e serem mortos a tiro. É muito importante lembrar o Holocausto para que nunca mais se repita!

Mateus Ferreira

Mateus Ferreira
Daniela Ribeiro – 9.ºB
Mariangel Sanchez – 9.ºE