FAKE NEWS – DCE (Educação para a Cidadania Digital) – 2020/2021

Os jovens vivem hoje num mundo em rápida mudança, com horizontes em expansão. A tecnologia trouxe não só novas experiências para eles desfrutarem, mas uma nova dimensão para o seu dia-a-dia num mundo etéreo que conhecemos como “estar online”. Devem, portanto, ter os valores, competências, atitudes, competências e conhecimentos e compreensão crítica necessárias para enfrentar os desafios colocados pelas tecnologias digitais e internet, bem como para beneficiar de um vasto leque de oportunidades.

Um desses desafios são as Notícias Falsas, um fenómeno cada vez mais frequente, potenciado pelas plataformas online. Pela facilidade e velocidade com que é possível veicular desinformação (seja este ato inocente ou premeditado), o fenómeno das notícias falsas pode ser encarado como uma ameaça ao debate livre e informado e à democracia.
Foi nesta visão de aprendizagem que o projeto Mochila Com Net trabalhou esta temática em colaboração com os alunos da turma do 9D, que se debruçaram na sua origem, propagação e distinção e deixaram o seu testemunho na esperança que cada um seja responsável pela sua própria pegada digital e tenha um papel ativo e consciente na partilha de informação.