7 Dias com os Media, em casa Relatos de DIAS ON

O GILM – Grupo Informal sobre Literacia Mediática tem dinamizado, todos os anos, na semana de 3 a 9 de maio, a iniciativa “7 Dias com os Media”. Os alunos de uma turma do oitavo ano, que incluem o grupo de alunas do Clube “mochila.com.net”, participaram na referida iniciativa, através da concretização de um conjunto de atividades ligadas ao tema “Relatos de DIAS ON”, abordando o problema da desinformação no contexto da situação atual de confinamento domiciliário e de afastamento social. As atividades foram concretizadas no âmbito das disciplinas de Português, de História e da área curricular de Cidadania e Desenvolvimento e do Clube “mochila.com.net”.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay


Apresentamos dois trabalhos elaborados por alunas do clube “mochila.com.net”: Diana Fraga e Íris Sequeira.

Trabalho do Clube “mochila.com.net”

Diana Fraga

O que penso sobre esta situação que o mundo todo está a passar?

É que é difícil para todos, sendo que temos que estar em casa 24 horas por dia, só podendo sair para casos urgentes.

Mas com todos os meios de comunicação que, atualmente, encontramos, tudo se torna tudo mais fácil, principalmente para nós, os jovens, porque nos ajuda a ocuparmos os nossos tempos livres!

Estes recursos também ajudam na escola, possibilitando termos aulas sem sair de casa!

A internet pode apresentar vários perigos, por isso temos de ter sempre muito cuidado. Um dos perigos é aquele que se prende com as nossas contas serem hackeadas e poderem usar os nossos dados pessoais, fingindo-se passar por nós, ou apagando os nossos ficheiros.

 Há também o perigo da pornografia infantil, por isso as crianças só devem utilizar a Internet, com a autorização e presença de um adulto.

O grooming também é um dos perigos que podemos encontrar. O grooming consiste nas tentativas que os adultos fazem para se aproximar das crianças ou dos jovens com o objetivo de as maltratar ou agredir sexualmente.

Por estes motivos, e por muitos outros, devemos ter sempre muito cuidado com a utilização das tecnologias quando acedemos ao mundo virtual, porque mal usada, a Internet pode ser muito tóxica!

 Concluindo, uma coisa é certa: utilizamos a tecnologia diariamente, torna o nosso dia a dia mais fácil, mais prático e mais informado!