VII Jornadas Pedagógicas TEIP 2022 / 2023
No nosso Agrupamento, nos últimos anos, temos feito coincidir o regresso às aulas com a celebração de pensar a educação. Assim, no passado dia 8, decorreram as “VII Jornadas Pedagógicas TEIP 2022 / 2023”, subordinadas ao tema “Juntos para Repensar, Transformar e inovar a Escola”.
O Programa envolveu docentes e assistentes operacionais do Agrupamento numa dinâmica de trabalho orientada para a formação no contexto de um conjunto de temas ligados à reflexão e à construção de processos educativos inovadores capazes de transformarem a escola. Depois da cerimónia de abertura, que teve como anfitriã a Diretora do Agrupamento, Suzana Sistelo, contando com a presença do Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Jorge Nunes, da Presidente do Centro de Formação Júlio Resende, Graça Pires e da Coordenadora TEIP, Maria do Céu Moura, os participantes deslocaram-se para seis espaços da escola onde decorreram os seguintes workshops: “Cenários de inovação pedagógica – a aprendizagem cooperativa”, “Plano das Artes”, “Plano de Inovação – os desafios da inovação curricular”, “Avaliação pedagógica”, “Dificuldades de aprendizagem – leitura e escrita”, “Como gerir conflitos”. Os workshops foram orientados, respetivamente, pelos formadores Marco Bento (professor e investigador na Escola Superior de Educação de Coimbra), Joana Félix (Coordenadora intermunicipal Plano Nacional das Artes); Sónia Valente Rodrigues (Pró-reitora da UP-Inovação Pedagógica, Melhoria Contínua e Promoção da Língua Portuguesa), Anabela Sousa e Ana Coelho (Formadoras pelo CFJR – Projeto MAIA), Diana Alves (Professora auxiliar e psicóloga na FPCEUP), Diana Quitério e Patrícia Silva (Mediadora e Psicóloga do AESB, respetivamente). Após o termo das atividades de formação nos workshops, realizou-se uma sessão plenária, durante a qual foi efetuada a partilha dos trabalhos efetuados. A nossa consultora TEIP da FPCEUP, Professora Ariana Cosme, comentou os trabalhos apresentados no sentido de agregar os resultados das reflexões efetuadas num discurso coerente de reflexão acerca da realidade da educação na atualidade e da necessidade de serem concretizados projetos educativos centrados nos alunos, capazes de os formarem para a compreensão do mundo, o sucesso educativo e a inclusão na sociedade em que vivemos.