A leitura como domínio transversal ao currículo
Beatriz Pinto e Jéssica Morais do 9ºA promoveram o livro, a leitura e falaram de Bullying aos colegas de 6º ano
No âmbito da promoção da leitura e do desenvolvimento de diferentes literacias, a Beatriz Pinto e a Jéssica Morais, alunas do 9ºA, trabalharam a leitura como domínio transversal ao currículo, especificamente com a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento (CD), articulando com a sua professora de português (simultaneamente, coordenadora CD) e todas as turmas de 6º ano.
Apostar no desenvolvimento de competências leitoras, fomentar o gosto pela leitura e contribuir para a consciência cívica dos alunos (futuros cidadãos ativos) foram os objetivos desta iniciativa que levou estas duas alunas, entre os dias 18 e 25 de maio, a todas as salas dos 6º anos para apresentarem os seus projetos de leitura que abordavam o “Bullying” como ação central da narrativa. Desta forma, associou-se o prazer da leitura ao prazer de viver em paz e num clima saudável como deve ser o de uma escola.
As alunas dinamizaram as sessões, junto dos seus colegas mais novos, centrando a sua ação na promoção da leitura, com vista ao desenvolvimento de uma atitude cívica e interventiva. Assim, através de uma apresentação em PPT e vídeos que prepararam a partir das leituras realizadas, pretenderam sensibilizar os seus pequenos colegas para algumas temáticas de cidadania, designadamente, segurança, bem-estar, media. No final de cada sessão, distribuíram um marcador de página, pensado e criado por elas.
A Beatriz e a Jéssica foram mentoras “por um dia”, transmitiram muito bem a mensagem que desejavam, de tal maneira que alguns dos seus pequenos colegas ficaram entusiasmados e foram requisitar os livros à biblioteca, outros ficaram muito agradados com esta ajuda das colegas de 9º ano, tendo colaborado de forma muito positiva durante os debates.
Pela pertinência das temáticas, “Bullying e Ciberbullying, cada vez mais atuais e “urgentes”, cremos que esta iniciativa foi, sem dúvida, um catalisador de mudanças e sobretudo uma experiência inesquecível para as alunas que a vivenciaram com entusiasmo, dedicação e empenho.